domingo, 11 de julho de 2010

Meditação

PAX DOMINI
SALMO 102
A vida é breve
Um dos fatos que desde sempre tem abalado os homens é a transitoriedade de sua vida. Poetas, filósofos e os mais variados autores já explanaram sobre esse tema em suas obras e reflexões. Já dizia o poeta grego Homero que as pessoas se sucedem como as folhas nas árvores. Outro poeta lamentou sobre os anos de sua querida infância que não voltam mais. As vezes nos indagamos: porque nossos anos passam tão rápidos? Na maioria das vezes estamos tão cheios de afazeres que nos esquecemos de aproveitar a brevidade de cada momento.

Também na Bíblia esse tema é abordado diversas vezes. Moisés disse no Salmo 90 que as pessoas não duram mais do que um sonho; são como a erva que brota de manhã e de tarde seca e morre; e Tiago escreve no capítulo 4 de sua epístola: “Vocês são como uma neblina passageira, que aparece por algum tempo e logo depois desaparece”. Essa é uma constatação, nossa missão aqui tem um tempo, por isso façamos desse tempo amor, sorrisos, abraços.

No Salmo 102, versículo 11, o autor afirma que a sua vida é como as sombras do anoitecer e vai secando como o capim. Porém, depois exclama ao dirigir-se a Deus: “Mas tu és sempre o mesmo, e a tua vida não tem fim”.

Há um hino de Natal que ressalta o contraste entre a brevidade da nossa vida e a eternidade de Jesus. Este hino fala do resplendor das velas natalinas e outras belezas do período de Natal que alegram o nosso coração, e de como passam rápido estes momentos alegres. Mas no verso final, o hino deixa bem claro que “Só Jesus nos pode proporcionar alegrias que jamais perecerão”.

O autor do Salmo 102 humilha-se perante Deus e confessa a sua fragilidade, mas regozija-se porque o seu grito de socorro é atendido por um Deus eterno. Também nós podemos ter certeza de que as nossas alegrias passageiras um dia vão ser transformadas em alegrias eternas por causa da nossa fé em Jesus Cristo, o Filho de Deus que nos amou e se entregou na cruz por nós (Gl 2.20).

Oremos: Senhor Jesus, transforma também as nossas alegrias passageiras em alegrias eternas. Faça de nós eternos. Amém.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Meditação

Salmo130
Das profundezas do desespero
Não muito tempo depois do descobrimento do Brasil um viajante e cronista alemão chamado Hans Staden naufragou nas imediações de Itanhaém, cidade do litoral de São Paulo, onde foi aprisionado pelos índios tupinambás. Ele mesmo conta que se livrou de morrer em ritual antropofágico porque, em profundo desespero, abriu a sua boca e cantou um hino baseado no Salmo 130. Os índios, receando serem castigados pelo Deus a quem ele clamava, desistiram de sua intenção canibalesca e deixaram-no partir.

Este hino, escrito por Martinho Lutero, reproduz em versos poéticos o principal conteúdo do Salmo 130 e começa com estes versos: “Das profundezas clamo, ó Deus, escuta os meus gemidos”. O Salmo 130 é um brado das profundezas do desespero, em que o salmista espera pelo Senhor mais do que os vigias esperam o amanhecer.

Só Deus sabe quantos cristãos já se serviram deste salmo em situações angustiantes e foram socorridos, não sempre de uma maneira tão milagrosa como o nosso cronista, mas de qualquer modo receberam o socorro adequado às suas necessidades mais prementes.

Infelizmente há muitos que detestam ser dependentes da ajuda divina e preferem resolver os seus problemas por outros meios de ajuda, às vezes contrários à vontade de Deus. Outros há que não querem confiar totalmente em Deus e estender a ele as mãos vazias. Procedem como aquela menina que não conseguia tirar a sua mão que tinha enfiado num vidro, porque não quis abri-la para não deixar cair uma moeda que segurava.

Martinho Lutero disse certa vez que somos como mendigos com as mãos estendidas, e só o Deus misericordioso e perdoador pode nos encher as mãos.
Jesus prometeu encher também as nossas mãos com os tesouros de sua salvação quando vamos a ele de mãos vazias.

Oremos: Senhor Jesus, enche também as minhas mãos vazias com os tesouros de tua salvação. Amém.

domingo, 4 de julho de 2010

Meditação

PAX DOMINI
Amados (as) no Senhor Jesus Cristo, como é bonito ver nos dias de hoje pessoas determinadas, convictas da graça de Deus em suas vidas. Vejo nessas pessoas um pouco da face de Gideão, homem simples que aceitou a graça de Deus e jogou fora o medo, a incerteza e colocou-se a combater os midianitas, povos que escravizavam os hebreus. Esse homem de Deus com um exército de apenas 300 soldados venceu o exército de mais de 135 mil midianitas. Queiramos nós hoje ouvir da boca dos anjos o que Gideão ouviu: “O Senhor é contigo, homem valente” (cf. Jz 6,12) Eis a voz profética chegando a você, ser humano valente, pois Deus é contigo e tudo pode acontecer na sua vida, o Senhor que transformou água em vinho, vai transformar poderosamente os seus caminhos. Proclame que sua vida é uma benção e, em Jesus Cristo tudo podes, pois ele nos fortalece.
Oremos: Senhor Jesus nos faça cada vez mais corajosos, para enfrentarmos de pé todas as provações da vida. Tu és conosco Deus forte, Deus santo, Deus imortal. Amém...
Ministro Maxmiliano Oliviera