sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

A Igreja e um pouco de sua Doutrina

Uma igreja ecumênica e inclusiva

O ecumenismo faz parte do modo de ser dos anglicanos. Eles oram e trabalham para que as demais igrejas busquem a unidade em amor e obediência a Deus como um só corpo pela ação e poder do Espírito Santo. Os anglicanos acreditam que o trabalho da igreja é pregar o evangelho da reconciliação para o universo inteiro e não só para a parte que se considera cristã. Deus em Cristo restaurou a natureza humana decaída naquilo que ela devia ser. Desse modo, quem vive em Cristo está livre do pecado. Uma nova esperança assegura a certeza do reino de Deus. A razão de ser da igreja é anunciar essa esperança.
Como pessoas anglicanas, também temos orgulho porque somos parte de uma igreja que compreende que a inclusividade é um dos valores centrais não só de nossa Comunhão, mas do Reino de Deus, respeitando as diferenças e fazendo delas um jardim ofertado a Ele, convidando a todos para estar em harmonia conosco. Sentimo-nos chamados por Cristo a testemunhar nossa fé e nosso amor na gloriosa liberdade de filhos e filhas de Deus e nos comprometemos a continuar construindo uma Igreja ampla, acolhedora e missionária.
Doutrinas básicas

O quadrilátero de Chicago-Lambeth, de 1888, define quatro princípios básicos que permeiam as igrejas da Comunhão Anglicana:

1. As Escrituras Sagradas do Velho e Novo Testamentos, "contendo tudo o que é necessário para a salvação", como a regra e padrão de fé.

2. O Credo dos Apóstolos, como símbolo batismal; e o Credo Niceno, como a declaração suficiente da fé cristã.


3. Os dois sacramentos ordenados por Cristo: Batismo e Ceia do Senhor - ministrados com o uso infalível das palavras de Cristo, e dos elementos ordenados por Ele.
Obs.: Sacramentos menores, não ordenados diretamente por Jesus, mas reconhecidos pela igreja como tendo caráter sacramental. São eles: a Confirmação, a Penitência, as Ordens Ministeriais, o Matrimônio e a Unção dos Enfermos.

4. O Episcopado Histórico, adaptado localmente nos métodos de administração às necessidades variadas das nações e povos chamados por Deus para unidade de Sua Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário