sexta-feira, 19 de março de 2010

Um pouco da história do Anglicanismo

O Anglicanismo
Origem
Não se sabe exatamente quando o cristianismo se estabeleceu nas Ilhas Britânicas, mas é certo que já existia antes do século III, possivelmente a partir de missionários fugidos das perseguições às quais os primeiros cristãos estavam sujeitos. Os primeiros registros da presença cristã naquela região foram feitos pelo historiador e escritor Tertuliano, no ano de 208 d.C. Mais tarde, no concílio de Arles, realizado em 314 d.C. na França, compareceram três bispos de uma Igreja que existia na Inglaterra sem o conhecimento da Igreja Romana.
A primeira Igreja Cristã organizada nas Ilhas Britânicas é a Igreja Celta. O povo Celta já habitava esta região antes mesmo da invasão anglo-saxônica. Esta Igreja, resistindo ao paganismo destes invasores, conseguiu manter uma Igreja Cristã independente, com organização monástica e tribal, sem nenhuma relação com a Igreja de Roma ou qualquer outra, embora mostrasse alguns hábitos e costumes orientais.
No ano de 595 d.C., o Papa Gregório I, também conhecido como Gregório Magno, o Grande, mandou uma comissão de monges, chefiada pelo monge Agostinho, prior do Convento de Santo André, na Cecília, para converter a Inglaterra ao Catolicismo. Agostinho foi o primeiro arcebispo de Cantuária, figura centralizadora da Comunhão Anglicana, e passou a ser conhecido como Agostinho de Cantuária. Boa parte dos costumes celtas cederam à dominante forma romana e latina do cristianismo ocidental.
Em 1534, a Igreja da Inglaterra (Anglicana) se separou em definitivo da Igreja Católica Romana, por iniciativa do rei Henrique VIII, valendo-se da questão com o Papa Clemente VII, relacionada com o pedido de anulação de seu casamento com Catarina de Aragão.
Esta separação, não obstante tenha acontecido por interesses pessoais e políticos, era um velho sonho da Igreja da Inglaterra, que nunca tinha aceito plenamente a dominação Romana. Não se pode, portanto, atribuir a Henrique VIII o título de fundador da Igreja Anglicana. Este processo de separação, em meio à Reforma Protestante, não marcava o surgimento de uma nova Igreja, mas sim a alforria (libertação) definitiva de uma Igreja Cristã que se desenvolvia desde o século III de nossa era.
Com a libertação dos domínios da Igreja Romana, a Igreja da Inglaterra passa a denominar-se Anglicana. Tornando-se a Igreja oficial da Inglaterra. Teve como Igreja mãe a Catedral de Cantuária, e seu bispo passou a ser o Primaz da Igreja Anglicana, o qual é o símbolo da Comunhão Anglicana Mundial.
A Igreja Anglicana está no brasil a 200 anos, a primeira Igreja foi construída no Rio de Janeiro em 1810. O anglicanismo se compreendeu desde sua separação com Roma, como uma Igreja Reformada e Católica.
Reformada – na medida em que ela foi moldada pelos princípios da Reforma Protestante do século XVI. O caráter mais reformado encontra-se na expressão dos 39 Artigos da Religião. Os quais expressão com muita objetividade a essência do anglicanismo. No entanto os costumes e a liturgia da Igreja Anglicana está no LOC (Livro de Oração Comum).
Católica – na medida em que se definiu como uma parte da igreja universal de Jesus Cristo, em perfeita sucessão apostólica. Mantendo em suas celebrações o ritual da Igreja do primeiros tempos do cristianismo.
ML. Max
cf. www.cofe.anglican.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário