sábado, 12 de junho de 2010

A VIDA É BREVE

Meditação: Salmo 102:11-27
A vida é breve
Um dos fatos que desde sempre tem abalado os homens é a transitoriedade de sua vida. Poetas, filósofos e os mais variados autores já explanaram sobre esse tema em suas obras e reflexões. Já dizia o poeta grego Homero que as pessoas se sucedem como as folhas nas árvores. Outro poeta lamentou sobre os anos de sua querida infância que não voltam mais. As vezes nos indagamos: porque nossos anos passam tão rápidos? Na maioria das vezes estamos tão cheios de afazeres que nos esquecemos de aproveitar a brevidade de cada momento.

Também na Bíblia esse tema é abordado diversas vezes. Moisés disse no Salmo 90 que as pessoas não duram mais do que um sonho; são como a erva que brota de manhã e de tarde seca e morre; e Tiago escreve no capítulo 4 de sua epístola: “Vocês são como uma neblina passageira, que aparece por algum tempo e logo depois desaparece”. Essa é uma constatação, nossa missão aqui tem um tempo, por isso façamos desse tempo amor, sorrisos, abraços.

No Salmo 102, versículo 11, o autor afirma que a sua vida é como as sombras do anoitecer e vai secando como o capim. Porém, depois exclama ao dirigir-se a Deus: “Mas tu és sempre o mesmo, e a tua vida não tem fim”.

Há um hino de Natal que ressalta o contraste entre a brevidade da nossa vida e a eternidade de Jesus. Este hino fala do resplendor das velas natalinas e outras belezas do período de Natal que alegram o nosso coração, e de como passam rápido estes momentos alegres. Mas no verso final, o hino deixa bem claro que “Só Jesus nos pode proporcionar alegrias que jamais perecerão”.

O autor do Salmo 102 humilha-se perante Deus e confessa a sua fragilidade, mas regozija-se porque o seu grito de socorro é atendido por um Deus eterno. Também nós podemos ter certeza de que as nossas alegrias passageiras um dia vão ser transformadas em alegrias eternas por causa da nossa fé em Jesus Cristo, o Filho de Deus que nos amou e se entregou na cruz por nós (Gl 2.20).

Oremos: Senhor Jesus, transforma também as nossas alegrias passageiras em alegrias eternas. Faça de nós eternos. Amém.

REV.MAXMILIANO

Nenhum comentário:

Postar um comentário