domingo, 13 de junho de 2010

A VOZ DAS ERAS

Texto do líder máximo do Anglicanismo Mundial, o Arcebispo de Cantuária, Sua Graça Reverendíssima Dr. Dom Rowan Williams


ROWAM WILLIAMS: A VOZ DAS ERAS

Século I:
“Certamente que os gentios têm lugar na Igreja, assim como todos os batizados.”
O debate é sobre os limites do cuidado pastoral adequado e o lugar que os gentios
podem ocupar nos cargos eclesiásticos. A questão é até onde a teologia tradicional nos
permite chegar nessa direção.

Século VII:
“Certamente que os seguidores de Agostinho têm lugar na Igreja, assim como todos os
batizados.”
O debate é não apenas sobre a data da Páscoa, mas sobre os limites do cuidado pastoral
adequado e o lugar que os seguidores de Roma podem ocupar nos cargos eclesiásticos.
A questão é até onde a tradição Celta da Igreja nos permite chegar nessa direção.

Século XII:
“Certamente que os anglo-saxões têm lugar na Igreja, assim como todos os batizados.”
O debate é sobre os limites do cuidado pastoral adequado, e o lugar que os Anglo-saxões podem ocupar nos cargos eclesiásticos. A questão é até onde a tradição Normanda da Igreja nos permite chegar nessa direção.

Século XVI:
“Certamente que os adversários e dissidentes têm lugar na Igreja, assim como todos os
batizados.” O debate é sobre os limites do cuidado pastoral adequado e o lugar que os adversários e dissidentes podem ocupar nos cargos eclesiásticos. A questão é até onde a Igreja e a Coroa estabelecidas nos permitem chegar nessa direção.

Século XVIII:
“Certamente que os colonizados têm lugar na Igreja, assim como todos os batizados.”
O debate é sobre os limites do cuidado pastoral adequado e o lugar que os colonizados
podem ocupar nos cargos eclesiásticos. A questão é até onde o Parlamento nos permite
chegar nessa direção.

Século XIX:
“Certamente que os escravos em todo o Império têm lugar na Igreja, assim como todos os batizados.” O debate é sobre os limites do cuidado pastoral adequado e o lugar que os escravos podem ocupar nos cargos eclesiásticos. A questão é até onde os proprietários de escravos nos permitem chegar nessa direção.

1900 – até meados de 1960
“Certamente que os afro-americanos têm lugar na Igreja, assim como todos os batizados.” O debate é sobre os limites do cuidado pastoral adequado e o lugar que os afro americanos A podem ocupar nos cargos eclesiásticos. A questão é até onde a Tradição
Branca Norte-americana nos permite chegar nessa direção.

Anos 70
“Certamente que as mulheres têm lugar na Igreja, assim como todos os batizados.”
O debate é sobre os limites do cuidado pastoral adequado e o lugar que as mulheres
podem ocupar nos cargos eclesiásticos. A questão é até onde a Tradição Teológica
Patriarcal da Igreja nos permite chegar nessa direção.

Século XXI
“Certamente que gays e lésbicas têm lugar na Igreja, assim como todos os batizados.”
O debate é sobre os limites do cuidado pastoral adequado e o lugar que gays e lésbicas
podem ocupar nos cargos eclesiásticos. A questão é até onde a Teologia Tradicional da
Igreja nos permite chegar nessa direção.

Por Sua Graça Reverendíssima Rowan Williams, Arcebispo de Cantuária, em 21 de
Setembro de 2007, em New Orleans, EUA
Tradução: Rev. Rodrigo Espiúca



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† † Revmo Dom Ricardo Lorite de Lima / † † The Most Rev'd Ricardo Lorite de Lima
Arcebispo Primaz Metropolitano da Igreja Anglicana do Brasil

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